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  • Jornal das Oficinas

Oportunidades de criação de valor

Para lançar alguma luz sobre a cadeia de valor em evolução, a Capgemini realizou um trabalho de investigação para identificar as oportunidades de criação de valor e os percursos de desenvolvimento dos novos protagonistas da e-mobility.





A mobilidade inteligente e a eletrificação estão a reformular o futuro da mobilidade e a acelerar a transição para a mobilidade elétrica. As vendas de veículos elétricos (VE) continuam a aumentar, sendo um dos segmentos do mercado automóvel que cresce mais rapidamente.


O crescente interesse dos fabricantes de automóveis, como a Toyota, Volvo ou Renault, associado à queda dos preços das baterias, estão perto de levar os VE de preço competitivo a todos os principais segmentos de veículos ligeiros, ainda que estes permaneçam significativamente mais caros do que os veículos com motor de combustão interna (ICE) sem subsídios governamentais. Embora as discrepâncias geográficas sejam elevadas, a tendência é que a venda de VE continue a aumentar nos próximos anos.


A implantação de infraestruturas de carregamento de VE é crucial para que os VE sejam adotados em grande escala. O desenvolvimento de novas infraestruturas, especialmente de pontos de carregamento, é essencial para continuar a solucionar a ansiedade de autonomia dos clientes e reforçar ainda mais a aceitação dos VE.

Avaliar quem pode atrair novo valor gerado por este mercado é crucial. De facto, os modelos de negócio e os cenários de desenvolvimento são constantemente reformulados, fazendo com que seja difícil prever retornos financeiros e benefícios económicos para os protagonistas do mercado. Apesar das incertezas, as oportunidades de negócio proporcionadas pelas infraestruturas de carregamento dos VE são reais, e inúmeros protagonistas, como fabricantes de automóveis, empresas do setor energético ou empresas de gestão de serviços estão atualmente a desenvolver as suas capacidades e têm o potencial de desempenhar um papel crucial. De facto, a complexidade do ecossistema de infraestruturas de carregamento de VE incentiva todos os protagonistas a criar novos modelos de negócio e a desenvolver soluções inovadoras.


À medida que a penetração dos VE aumenta e a infraestrutura para os VE se expande, duas questões essenciais tornam-se relevantes para as empresas ativas neste campo: - Quando investir: qual é “o ponto de viragem” das vendas de VE que irá tornar o mercado de carregamento de VE mais atrativo e permitir a industrialização total. - Onde investir: que parte da cadeia de valor irá concentrar a maior parte do valor e permitir as margens mais elevadas.

A atual mudança de mobilidade leva os protagonistas a avançarem ao longo da cadeia de valor da eletrificação, a reverem as suas estratégias de investimento e a transformarem os seus modelos de negócio através de fusões e aquisições ou de desenvolvimentos internos. O imperativo de transformação torna-se ainda mais forte à medida que a complexidade do ecossistema aumenta. Com a realização do trabalho de investigação sobre as oportunidades que se abrem às empresas, a Capgemini pretende disponibilizar indicações essenciais para lidar com o emergente mercado de infraestruturas de carregamento de VE e para ajudar os protagonistas do mercado a planear o ecossistema de mobilidade elétrica do futuro.






INFRAESTRUTURA DE CARREGAMENTO

O desenvolvimento da mobilidade elétrica representa uma oportunidade de negócio de muitos milhões de euros, que as empresas devem aproveitar, preparando o futuro a partir de hoje. O que é fundamental é adotar modelos de negócios viáveis que lhes permitam diferenciar-se da concorrência, num mercado cada vez mais concorrido.


Como o calcanhar de Aquiles do mercado de veículos elétricos (VE) consiste na infraestrutura de carregamento, esta é uma via crucial a explorar, de modo a obter uma vantagem competitiva. Com os preços dos VE em declínio, o aumento dos modelos de VE e a ampliação das autonomias, o acesso às infraestruturas de carregamento será em breve o único obstáculo que restará. A experiência de carregamento é outra questão essencial, dado que a falta de uniformização, esquemas de preços pouco claros e a interoperabilidade insuficiente entre fornecedores de carregadores complicam ainda mais as viagens dos clientes.

Tal como é provável que as tecnologias, as políticas e as preferências dos clientes mudem de acordo com o cenário de progresso gradual, o ecossistema de carregamento de VE e a cadeia de valor irão mudar. A infraestrutura de carregamento de VE é o produto de uma nova cadeia de valor, constituída tanto por protagonistas convencionais como por novos participantes, que compreende três partes principais: fornecimento de energia, infraestrutura de carregamento e serviços adicionais. A maioria dos protagonistas está a aumentar a sua presença ao avançar ao longo da cadeia de valor, desenvolvendo novos modelos de negócio através de fusões e aquisições ou desenvolvimentos internos.

Embora seja evidente que os modelos de negócio da mobilidade elétrica exigem a gestão de um ecossistema complexo, nenhum líder se destaca ainda entre fabricantes de automóveis, serviços, petrolíferas ou protagonistas puros de carregamento de VE.


Os fabricantes de automóveis e alguns protagonistas puros estão melhor posicionados para apoiar modelos de negócio específicos, servindo assim alguns segmentos de clientes melhor do que outros, graças à sua capacidade para aceder aos dados dos utilizadores.


Globalmente, a gestão de dados desempenha um papel crucial para compreender as necessidades dos clientes e as suas ligações com os prestadores de serviços. É provável que no futuro esta tendência só venha a ser reforçada. A empresa que conseguir criar uma forte ligação com os respetivos clientes será o verdadeiro agente transformador.

O ponto de vista da Capgemini pretende trazer novas perspetivas para o mercado de carregamento de VE dentro do segmento de veículos ligeiros. Realizou entrevistas a executivos da indústria que fazem parte desde empresas do setor energético até fabricantes de automóveis, académicos e amostras representativas de clientes, a fim de permitir o estudo mais abrangente sobre o mercado de infraestruturas de carregamento até à data.




CENÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO

O ritmo acelerado da mudança no ecossistema de VE e a sua relativa fragilidade fazem com que seja um desafio prever como a infraestrutura de carregamento de VE poderá crescer ao longo do tempo. No entanto, esboçar cenários é importante para compreender que forças podem contribuir para sustentar, ou quebrar, o crescimento observado desde os últimos anos. De facto, o futuro do ecossistema de carregamento de VE depende de potenciais alterações em várias dimensões, designadamente nas tecnologias de carregamento, contextos regulamentares e expetativas dos clientes.


A Capgemini considera que uma mudança numa dimensão irá criar alterações proporcionais em todas as outras dimensões, uma espécie de efeito dominó. Por exemplo, se os governos cortarem investimentos em tecnologias relacionadas com VE, as empresas privadas irão provavelmente perder interesse e começar a mudar para outras tecnologias. Esta mudança irá eventualmente abrandar o desenvolvimento de todo o mercado. Neste caso, o ativismo dos clientes seria insuficiente para gerar uma nova dinâmica, uma vez que o crescimento dos VE depende da criação de um ecossistema complexo.


Essa é a razão pela qual os países em desenvolvimento têm até agora ficado para trás em termos de desenvolvimento de VE, embora os compromissos de alguns governos, como a Índia, possam mudar o panorama. No entanto, assim que um ecossistema de mobilidade elétrica for criado, os clientes ocuparão o lugar do condutor da revolução da mobilidade. Eles irão reformular o ecossistema com base nas suas preferências de modelos de VE, na sua situação económica e nos seus hábitos de carregamento.


Nessa altura, devemos sublinhar que prever o ritmo de progresso torna-se um desafio, uma vez que é difícil prever rigorosamente o comportamento dos clientes.





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