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  • Jornal das Oficinas

Futuro promissor

O FUTURO DA E-MOBILITY (MOBILIDADE ELÉTRICA) É MUITO PROMISSOR. COMO AS PREOCUPAÇÕES COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS CONTINUAM A CRESCER E OS GOVERNOS DE TODO O MUNDO SE COMPROMETEM A REDUZIR AS SUAS EMISSÕES DE CARBONO, ESPERA-SE QUE OS VEÍCULOS ELÉTRICOS (VE) DESEMPENHEM UM PAPEL CRUCIAL NA CONSECUÇÃO DESTES OBJETIVOS







As chaves para uma transição sustentável


Há vários factores que impulsionam o crescimento da E-Mobility. Em primeiro lugar, os avanços na tecnologia das baterias tornaram os VE mais acessíveis e práticos para o uso quotidiano. Além disso, o custo das fontes de energia renováveis como o vento e a energia solar está a diminuir rapidamente, tornando mais barata a alimentação dos VE.


Os governos também estão a incentivar a adoção de VE através de isenções fiscais e outros subsídios. Como resultado, espera-se que o mercado global de VE cresça significativamente nos próximos anos. De acordo com um relatório da Bloomberg, os VE poderão representar 31% de todas as vendas de veículos até 2040, contra apenas 4% em 2020.

Além disso, a E-Mobility não está limitada aos veículos de passageiros. Já estão a ser desenvolvidos e testados autocarros elétricos, camiões, e mesmo aviões, e espera-se que se tornem mais comuns nos próximos anos. Globalmente, o futuro da E-Mobility parece muito promissor, uma vez que oferece uma forma mais limpa e sustentável de transportar pessoas e bens. Como a tecnologia continua a melhorar e os governos investem em infra-estruturas para apoiar os VE, podemos esperar um crescimento ainda mais rápido no sector da mobilidade elétrica nos anos vindouros.

No bom caminho

Os veículos elétricos estão a chegar ao mercado cada vez em maior número, e estamos no bom caminho no que diz respeito à descarbonização do setor dos transportes, embora seja necessário empreender mais ações. Trata-se de uma transformação da indústria que está a correr a uma velocidade sem precedentes. Está também a atravessar as fronteiras da indústria, envolvendo energia, infra-estruturas, mobilidade, e agentes do setor automóvel.


Embora constitua um grande desafio, representa uma enorme oportunidade para os operadores históricos e novos atores assumirem um papel de liderança na criação de novas indústrias. A chave será aliar a sustentabilidade à viabilidade económica através de tecnologia inovadora e transformação da mobilidade devidamente orientada. Com base no seu diversificado panorama de mobilidade, no seu enfoque na sustentabilidade e na sua comprovada liderança tecnológica, a Europa poderá emergir como um modelo a seguir por outras regiões a nível mundial. O conceito de e-mobilidade inclui também o desenvolvimento e implantação de infra-estruturas de carregamento de VE, bem como a integração de veículos elétricos em redes inteligentes, onde o carregamento de VE pode ser gerido para otimizar a utilização de fontes de energia renováveis.




Impacto da E-mobility no pós-venda automóvel

O aumento da E-Mobility está a ter um impacto significativo na indústria de pós-venda automóvel, que é o sector que fornece manutenção, reparação e peças de substituição para veículos após a sua venda. A seguir mencionamos algumas das formas como a E-Mobility está a afetar o mercado pós-venda automóvel:


MENOS SUBSTITUIÇÕES DE PEÇAS - os veículos elétricos têm menos peças do que os veículos com motor de combustão tradicional, e estas peças têm uma vida útil mais longa, o que significa que requerem menos manutenção e menos substituições. Por exemplo, os VE têm menos peças móveis, o que significa que há menos desgaste no veículo. Isto poderia levar a uma redução da procura de peças tradicionais do mercado de reposição, tais como filtros, correias e mangueiras.

NOVAS COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO - A reparação e manutenção de veículos elétricos requer competências e conhecimentos diferentes dos tradicionais veículos com motor de combustão. Como resultado, os mecânicos e técnicos terão de receber formação sobre como proceder à manutenção e reparação de veículos elétricos. Isto poderá levar a um aumento na procura de programas de formação e cursos de certificação para profissionais da indústria automóvel.

NOVOS TIPOS DE SERVIÇOS À medida que os veículos elétricos se tornam mais populares, é provável que haja um aumento na procura de novos tipos de serviços relacionados com a E-Mobility. Por exemplo, poderá haver necessidade de instalações de infra-estruturas de carregamento especializadas, serviços de gestão e reparação de baterias, e atualizações de software.

ALTERAÇÕES NOS CANAIS DE VENDA - Os veículos elétricos são vendidos e assistidos de forma diferente dos veículos com motor de combustão tradicional. Por exemplo, os VE podem ser vendidos através de diferentes canais, tais como online ou diretamente dos fabricantes. Adicionalmente, porque os VE requerem menos manutenção e menos substituições de peças, os retalhistas tradicionais de pós-venda têm de adaptar os seus modelos de negócio para se manterem competitivos.

Em resumo, é provável que a mobilidade elétrica tenha um impacto significativo na indústria de pós-venda automóvel, com mudanças na procura de substituição de peças, novos requisitos de formação para mecânicos e técnicos, o aparecimento de novos tipos de serviços, e mudanças nos canais de venda.


O que é preciso para se tornar um retalhista de mobilidade

O rápido crescimento dos veículos elétricos está a criar oportunidades significativas para as oficinas que querem evoluir co campo da mobilidade. Estes novos retalhistas de mobilidade podem oferecer um destino atrativo para os condutores passarem dez a 20 minutos quando os seus carros estão a ser recarregados.


Prevê-se que este tipo de carregamento em viagem será utilizado para uma em cada cinco cargas e que uma paragem para carregamento de VE pode ser mais do que carregar as baterias. Acreditamos que as oficinas podem criar novos serviços para liderar a transição do setor, designadamente, criar uma solução distinta de conveniência, tais como disponibilizar cuidados ao carro, mercearias, alimentos e bebidas frescas.


Tornar-se um destino para carregamento de VE em viagem, investindo no momento certo nos locais certos com a oferta e o modelo de negócio certos. As oficinas inovadoras devem desenvolver o seu trabalho de acordo com as necessidades dos clientes. Devem também desenvolver modelos de negócio novos ou adicionais; por exemplo, formando parcerias e alianças para partilhar locais com empresas como McDonald’s e Starbucks; e permitindo aos seus clientes interagir com eles de forma digital e envolvente.





apostar no pós-venda para garantir o futuro dos veículos elétricos

Ao contrário de um motor de combustão interna no qual um injetor de combustível ou uma vela de ignição pode ser substituído relativamente depressa e por um preço acessível, as baterias do VE são caras de reparar e/ou substituir.


Atualmente, as baterias de VE são concebidas para durar um pouco mais de seis anos, e tanto a Mercedes como a Tesla garantem os seus veículos elétricos (incluindo baterias) por oito anos. Em comparação com as garantias dos veículos de combustão interna (VCI), isto é inovador, pois apenas a Toyota oferece uma garantia tão longa.


No entanto, é bem-sabido que os VCI continuarão a circular, em segurança, bem depois do período de garantia. A principal razão para os VCI durarem mais tempo é a facilidade com que os seus motores podem ser mantidos, reparados ou mesmo trocados.

Então, porque é tão importante que as baterias sejam concebidas e desenvolvidas para durar o máximo de tempo possível a partir da fabricação, ao contrário dos motores VCI que podem ser reparados facilmente? Um dos maiores fatores é o mercado de carros usados. Os VE são caros e frequentemente fora de alcance para o condutor médio. De facto, os carros novos, independentemente do seu sistema de transmissão, estão a ficar mais caros.


Um mercado de carros usados é vital para a mobilidade futura, mas se as baterias não puderem ser reparadas tão facilmente como um motor, então uma bateria concebida para durar 10 anos não vai funcionar bem num carro em segunda mão.

Se os fabricantes criarem parcerias com as empresas de pós-venda que podem manter as baterias de veículos elétricos a funcionar e até mesmo trocá-las entre veículos, significa que um mercado de VE usados se tornará mais fácil de sustentar. Uma questão a ter em mente, porém, é que os VE usados vendidos em privado não virão com as suas garantias originais em vigor. Embora os fabricantes tenham os seus modelos usados aprovados, o mercado pós-venda terá de ser trazido para o circuito sobre futuras manutenções de VE. A rede de pós-venda independente desempenhará um papel vital no sucesso futuro dos VE e assegura que as equipas são treinadas no processo de manutenção de baterias ira tornar-se um foco ainda maior para os gestores de oficinas.

Para além da formação, a garantia de que as oficinas são seguras e bem geridas será também fundamental e novos sistemas de gestão baseados em IA permitirão às equipas de trabalho manterem-se no topo das cargas de trabalho e tarefas dos técnicos. Um dos maiores benefícios dos sistemas baseados em IA será um maior controlo sobre o risco, uma parte crucial para manter uma oficina num local de trabalho seguro e agradável.


As ferramentas de redução de risco permitem à equipa de pós-venda assegurar que a manutenção é realizada por técnicos qualificados e seguros no momento certo, melhorando a segurança e, em última análise, os padrões aos olhos do cliente e dos fabricantes. l





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